quarta-feira, 12 de maio de 2010

Atividade: Quem sou como professor e aprendiz?

Como professora, dentro das minhas ações pedagógicas, oportunizo, os meus alunos sempre que possível para a pesquisa, procuro diversificar a minha aula, usando técnicas variadas, recursos audiovisuais como a TV, data show ,etc...,para que os alunos possam se sentir a vontade para, opinar, sugerir e que as atividades propostas sejam realizadas com prazer pelos alunos.
Considero muito relevante o trabalho em grupo, onde os alunos trocam idéias, aprimoram seus conhecimentos e aprendem a ouvir o outro.
Quando acontece a reciprocidade entre os alunos e a professora, podemos dizer que está acontecendo a educação.
Quando pensamos em educação costumamos pensar no outro, no aluno, no aprendiz. A primeira atitude do educador profissional em perceber-se como aprendiz o torna atento ao que acontece ao seu redor, sensível às informações do ambiente, dos outros. Preciso colocar-me junto com o aluno como professor-ensinante e professor-aprendiz.

Fazendo a auto avaliação com os meus alunos das atividades que foram desenvolvidas durante a semana, vejo que algumas vezes tenho que mudar a minha maneira de ensinar e isso me proporciona uma auto-avaliação do meu fazer pedagógico e vejo também a importância do professsor aprimorar os seus conhecimentos e trocar idéias com os colegas da sua escola e de outras escolas sejam elas estaduais, municipais ou particulares, para que assim possa ter sucesso com os seus alunos no processo ensino-aprendizagem.
À medida que convivo com os alunos, também aprendo muito com eles, seja dentro da minha área de atuação como também pelo lado social. Realmente sou um profissional que aceito idéias e sugestões, tanto de meus colegas de profissão quanto de meus alunos, pois sei que isso poderá ajudar-me a tomar decisões enquanto professor e cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário