CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
AIVIDADE 1 – Análise, planejamento e execução de aula com material digital
Aldenice Leandro de Sousa Santos
CEAAL- Guaraí –TO
Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular: Língua Portuguesa – Gênero textual
Linguagem oral e escrita: pratica de leitura e produção de texto com uso das TIC
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Reconhecer a estrutura do gênero fábula;
2) Cultivar o hábito da leitura
3) utilizar as TIC para contar histórias
4) produzir texto com utilizando o PowerPoint
Duração das atividades
1 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Momento de leitura utilizando livros de contos de fadas.
Estratégias e recursos da aula
Motivação: Vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=_EvYa7sHdrs&feature=related
I Momento
Apresentar aos alunos a fábula A cigarra e a Formiga, através do site: http://www.contandohistoria.com/a_cigarra_e_a_formiga.htm , utilizando Data Show e mostrando aos alunos como fazer a leitura online. Depois da leitura, tecer alguns comentários referentes ao texto em estudo, e logo após realizar uma reflexão sobre a história fazendo um paralelo com o dia-a-dia.
II Momento
Conversa informal com os alunos, orientando-os como produzir um texto no word e fazer a correção com a utilização do programa. Logo após, dividir os alunos em grupos (2 alunos por computador) para realizarem a produção textual.
Após a exposição da aula e a realização da produção textual, sortear dois grupos para apresentarem aos colegas sua produção textual usando o Data Show sob a orientação do professor. Quanto aos demais trabalhos, serão impressos e expostos no varal de textos.
Recursos Complementares
Câmera digital, impressora e papel sulfit
Avaliação
Ao término das atividades os alunos serão avaliados se:
- Fizeram uma produção de texto em grupo de uma fábula, tendo como base uma fábula original;
- Trabalharam a linguagem oral e escrita, apresentando a história que foi produzida por eles a professora e os colegas.
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
AIVIDADE 1 – Análise, planejamento e execução de aula com material digital
Aldenice Leandro de Sousa Santos
CEAAL- Guaraí –TO
Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular: Língua Portuguesa – Gênero textual
Linguagem oral e escrita: pratica de leitura e produção de texto com uso das TIC
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Reconhecer a estrutura do gênero fábula;
2) Cultivar o hábito da leitura
3) utilizar as TIC para contar histórias
4) produzir texto com utilizando o PowerPoint
Duração das atividades
1 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Momento de leitura utilizando livros de contos de fadas.
Estratégias e recursos da aula
Motivação: Vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=_EvYa7sHdrs&feature=related
I Momento
Apresentar aos alunos a fábula A cigarra e a Formiga, através do site: http://www.contandohistoria.com/a_cigarra_e_a_formiga.htm , utilizando Data Show e mostrando aos alunos como fazer a leitura online. Depois da leitura, tecer alguns comentários referentes ao texto em estudo, e logo após realizar uma reflexão sobre a história fazendo um paralelo com o dia-a-dia.
II Momento
Conversa informal com os alunos, orientando-os como produzir um texto no word e fazer a correção com a utilização do programa. Logo após, dividir os alunos em grupos (2 alunos por computador) para realizarem a produção textual.
Após a exposição da aula e a realização da produção textual, sortear dois grupos para apresentarem aos colegas sua produção textual usando o Data Show sob a orientação do professor. Quanto aos demais trabalhos, serão impressos e expostos no varal de textos.
Recursos Complementares
Câmera digital, impressora e papel sulfit
Avaliação
Ao término das atividades os alunos serão avaliados se:
- Fizeram uma produção de texto em grupo de uma fábula, tendo como base uma fábula original;
- Trabalharam a linguagem oral e escrita, apresentando a história que foi produzida por eles a professora e os colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário